A correia dentada ? ou correia de distribuição ? é uma peça vital para o bom funcionamento do veículo, porque sincroniza elementos do motor.
Mas o que é a correia dentada?
Concretamente, é uma corrente com pequenos dentes, que liga o eixo-comando das válvulas ao virabrequim (árvore de manivelas). Ela atua junto ao sistema de tensores, polias e cabeçote.
Sua função é sincronizar o funcionamento das partes do motor. Isso porque, o movimento dos pistões faz com que cada válvula tenha um tempo de abertura e fechamento exato. Entretanto, quando o pistão está subindo para comprimir a mistura de gases do motor, a válvula não pode estar dentro do cilindro.
É aí que entra a correia dentada. Ela forma uma engrenagem que coordena essas funções, sincronizando o comando das válvulas e do virabrequim e o movimento das válvulas de admissão e de escapamento.
É correia ou corrente?
Depende do veículo. Alguns modelos possuem a correia, feita de borracha e, portanto, mais leve e silenciosa. Por outro lado, outros fabricantes optam por uma corrente feita de metal, material mais durável que emite um som metálico diante de iminente risco de quebra.
Como quem decide é o fabricante, não é possível trocar uma pela outra.
O que acontece quando a correia dentada quebra?
Ela se rompe fazendo com que componentes do motor se choquem de maneira direta e desordenada. Assim, as válvulas param e se chocam com os pistões, causando danos e empenamento às peças.
Ouviu barulho na correia dentada? Isso é um dos piores sinais possíveis.
Em alguns casos, esse ruído provém das peças metálicas entrando em contato, o que pode estragar várias partes do motor. Dessa forma, o motor e outras peças param de funcionar ? é o que os mecânicos chamam de ?óbito instantâneo?. Se isso acontecer, pode preparar o bolso.
Como saber quando devo trocar a corrente?
Seu carro pode apresentar alguns sintomas que indicam a necessidade de trocar a correia dentada. Por isso, é importante que você fique atento as seguintes pistas:
1 ? AUMENTO DE CONSUMO DO COMBUSTÍVEL
2 ? VIBRAÇÃO ESTRANHA DO MOTOR
3 ? BARULHO ALTO E ESTRIDENTE VINDO DO CAPÔ
4 ? SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR
5 ? POTÊNCIA MENOR
Embora você possa tentar ouvir seu carro e identificar o problema, não é possível verificar falhas na correia dentada sem desmontar algumas partes do motor.
No manual do carro você encontra as indicações necessárias para trocar a correia dentada. Ao mesmo tempo, é importante lembrar de trocar o esticador, uma vez que este mantém o nível de tensão da correia adequada.
Entretanto, recomenda-se que a substituição seja realizada por um profissional: erros podem danificar ainda mais o motor.
Manutenção Preventiva
Sobretudo, o tempo médio necessário para trocar a peça pode variar de modelo para modelo. Geralmente, recomenda-se a substituição a cada 4 anos ou de 50 a 100 mil quilômetros rodados (o que acontecer antes).
Assim, a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar o desgaste das peças e, portanto, prejuízos. É preciso contar tanto com profissionais competentes para realizar esses delicados procedimentos, quanto com peças de qualidade.
Fonte: https://cpfabbri.com.br/correia-dentada-quando-trocar-e-o-que-acontece-quando-quebra/



