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Correia dentada ? Quando trocar e o que acontece quando quebra

A correia dentada ? ou correia de distribuição ? é uma peça vital para o bom funcionamento do veículo, porque sincroniza elementos do motor.

Mas o que é a correia dentada?

Concretamente, é uma corrente com pequenos dentes, que liga o eixo-comando das válvulas ao virabrequim (árvore de manivelas). Ela atua junto ao sistema de tensores, polias e cabeçote.

Sua função é sincronizar o funcionamento das partes do motor. Isso porque, o movimento dos pistões faz com que cada válvula tenha um tempo de abertura e fechamento exato. Entretanto, quando o pistão está subindo para comprimir a mistura de gases do motor, a válvula não pode estar dentro do cilindro.

É aí que entra a correia dentada. Ela forma uma engrenagem que coordena essas funções, sincronizando o comando das válvulas e do virabrequim e o movimento das válvulas de admissão e de escapamento.

É correia ou corrente?

Depende do veículo. Alguns modelos possuem a correia, feita de borracha e, portanto, mais leve e silenciosa. Por outro lado, outros fabricantes optam por uma corrente feita de metal, material mais durável que emite um som metálico diante de iminente risco de quebra. 

Como quem decide é o fabricante, não é possível trocar uma pela outra.

O que acontece quando a correia dentada quebra?

Ela se rompe fazendo com que componentes do motor se choquem de maneira direta e desordenada. Assim, as válvulas param e se chocam com os pistões, causando danos e empenamento às peças.

Ouviu barulho na correia dentada? Isso é um dos piores sinais possíveis. 

Em alguns casos, esse ruído provém das peças metálicas entrando em contato, o que pode estragar várias partes do motor. Dessa forma, o motor e outras peças param de funcionar ? é o que os mecânicos chamam de ?óbito instantâneo?. Se isso acontecer, pode preparar o bolso.

Como saber quando devo trocar a corrente?

Seu carro pode apresentar alguns sintomas que indicam a necessidade de trocar a correia dentada. Por isso, é importante que você fique atento as seguintes pistas:

1 ? AUMENTO DE CONSUMO DO COMBUSTÍVEL

2 ? VIBRAÇÃO ESTRANHA DO MOTOR

3 ? BARULHO ALTO E ESTRIDENTE VINDO DO CAPÔ 

4 ? SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR

5 ? POTÊNCIA MENOR

Embora você possa tentar ouvir seu carro e identificar o problema, não é possível verificar falhas na correia dentada sem desmontar algumas partes do motor. 

No manual do carro você encontra as indicações necessárias para trocar a correia dentada. Ao mesmo tempo, é importante lembrar de trocar o esticador, uma vez que este mantém o nível de tensão da correia adequada.

Entretanto, recomenda-se que a substituição seja realizada por um profissional: erros podem danificar ainda mais o motor. 

Manutenção Preventiva

Sobretudo, o tempo médio necessário para trocar a peça pode variar de modelo para modelo. Geralmente, recomenda-se a substituição a cada 4 anos ou de 50 a 100 mil quilômetros rodados (o que acontecer antes).

Assim, a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar o desgaste das peças e, portanto, prejuízos. É preciso contar tanto com profissionais competentes para realizar esses delicados procedimentos, quanto com peças de qualidade.

Fonte: https://cpfabbri.com.br/correia-dentada-quando-trocar-e-o-que-acontece-quando-quebra/

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